Skip to content

Um Robô em Curto-Circuito 1 e 2

23/03/2010

Hoje vamos falar de um dos robôs mais simpáticos dos anos 80, campeão de reprises na sessão da tarde. Para os que já conhecem, e também os que não conhecem ainda, Johnny Five, o robô em curto-circuito!

Um Robô em Curto-Circuito (ou “O Incrível Robô”) – por Lucas Veloso

Acho que poucas coisas capturaram a imaginação das pessoas na década de 80 como os robôs e computadores em geral. É só ver a quantidade de filmes e outras obras que existem sobre esse assunto nessa época. Parecia que o “admirável mundo novo” seria regido por essas máquinas. Seja como for, com tantos robôs de ação, vilões e outras coisas desse tipo, esse gênero estava ficando muito mau-humorado. Então, Johnny Five chegou na hora certa.

Criado para propósitos militares, atingido por um raio, e desenvolvendo consciência pacifista, “Número 5 (aqui ele ainda não tinha nome)” sai para ver o mundo, deixando os militares e seus inventores a ver navios. Ele encontra a bela Stephanie (Ally Sheedy, de “Clube dos Cinco“), que o ajuda a se adaptar à nova vida, e o ensina valores positivos. Claro que isso entra em conflito com o que seus criadores acreditam que ele possa fazer (Steve Guttenberg, num intervalo de “Loucademia de Polícia” e o engraçadíssimo Fisher Stevens, que só brilharia mesmo no filme seguinte).

O mais legal no filme é ver as descobertas pelos olhos do robô, que por sinal, é um primor de engenharia e design. Se duvida, saiba que até hoje ele ainda serve de inspiração por aí. As cenas em que os inventores ficam procurando o robô fugitivo e as cenas em que os outros “irmãos” de No. 5 vão atrás dele também são bacanas. Mas o destaque fica por conta da dança do robô com Stephanie, ao som de “Os Embalos de Sábado à Noite”, do mesmo diretor John Badham. Bom, se o filme é seu você tem todo o direito de se auto-parodiar.

Uma comédia legalzinha, e apesar do carisma de No. 5, ele só alcançaria seu potencial total na continuação.

Um Robô em Curto-Circuito 2 – por Lucas Veloso

Agora devidamente “auto-batizado” de Johnny Five, o robô vai parar em Nova York, para ajudar o seu co-criador Ben (Fisher Stevens) a fabricar brinquedos para a empresa de sua paquera Sandy, e com a ajuda do trambiqueiro Fred (o competente Michael McKean). A diversão começa mesmo quando o robô se perde na “grande maçã” e de novo, temos a coisa do descobrimento do primeiro filme, mas dessa vez numa escala muito maior, e com as piadas cínicas esperadas de uma grande cidade.

Como dá pra ver, não é muito original. Nesse aspecto, o primeiro filme ganha. Mas o legal desse filme é que ele expande tudo: a ação, o humor (imagine um robô “caipira” em NY), os relacionamentos (o robô interage com muito mais pessoas, ao invés de só Stephanie e Newton, no primeiro) e até o drama: as cenas em que Johnny se sente inadequado perante os humanos são de partir o coração. Arrisco dizer até que alguns atores inexpressivos por aí poderiam aprender um bocado sobre emoções com Johnny Five. Que por sinal, surge mais uma vez como uma maravilha tecnológica, com mais apetrechos e funções (não sei porque, mas sempre racho de rir ao ver o grito do Tarzan partindo de um robô). Originalidade à parte, é bem mais divertido do que o primeiro.

Tomara que o remake que estão planejando saia mesmo, e que mantenham o design o mais próximo possível do original. A molecada de hoje em dia merece conhecer Johnny Five. “I am ALIIIIIVE!”

About these ads
3 Comentários leave one →
  1. katubr permalink
    06/04/2010 8:15 AM

    Cara, como eu gosto desse filme.

    Parabéns pelo blog, esta ficando muito bom!

  2. savio victor permalink
    27/07/2010 9:40 PM

    não sabia que eram dois filmes

    só assisti o segundo(classico) , espero q saia mesmo esse remake.

  3. erin permalink
    29/11/2012 5:16 PM

    ja to sabendo que o remake sera meio “chato” , pois como diz o Tim Hills, ele era muito fofo e ninguem tinha medo dele… então vão muda-lo ahhhhhhhhh mas a estréia já é para inicio de 2013
    esse filme faz parte da minha vida, estou em busca de assitir o primeiro pq também não assisti :(

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: