Skip to content

Um Príncipe em Nova York

07/11/2009

america

Um Príncipe em Nova York – por Lucas Veloso

Por incrível que pareça, houve uma época nos anos 80 em que filme do Eddie Murphy era sinônimo de “dinheiro no caixa”. Assistindo a esse filme, dá pra entender porquê. Aqui, o comediante se encontra em plena forma, na história de um príncipe africano que vem aos E.U.A (mais especificamente a “Big Apple”) em busca de amor verdadeiro.

Murphy interpreta vários personagens (recurso que o tornou famoso, e que repetiria à exaustão posteriormente), e assim, consegue explorar diferentes facetas da comédia. As cenas na barbearia do Queens são particularmente hilariantes. Até Arsenio Hall, companheiro do príncipe, entra na brincadeira, e também interpreta diversos tipos. Destaque para o empolgado pastor e a “sedutora” no bar (tranqüilamente, uma das melhores cenas do filme). Fazendo piadas ainda com McDonald´s, a cultura afro-americana (antes do advento massacrante do politicamente correto), o filme tem vários outros detalhes que merecem ser revisitados em múltiplas exibições. Outra característica curiosa é misturar humor inocente com piadas de baixo calão (banda “Chocolate Sexual”?), nunca pendendo demais para nenhum dos lados. O que dizer ainda das participações do famoso James Earl Jones (também conhecido como “a voz de Darth Vader”) e dos então desconhecidos Cuba Gooding Jr, e Samuel L. Jackson???

Correndo o risco de forçar a barra, na minha já parcial crítica desse filme, digo ainda que ele poderia ser inserido numa cartilha de “como fazer filmes REALMENTE engraçados… Eighties Style“. Porque sem dúvida, os realizadores de comédia hoje em dia poderiam aprender uma coisa ou outra com esse filme.. sim, Eddie Murphy, você também!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: