Skip to content

Madame Tussaud

01/03/2010

Você é daqueles que, ao escutar a palavra “museu” automaticamente pensa em coisas chatas, empoeiradas, longas e entediantes caminhadas por vários andares? Pois bem, você precisa ir ao museu Madame Tussauds (antigamente, Tussaud´s). Localizado primeiramente em Londres, mas com filiais em lugares tão distintos quanto Nova York, Hong Kong, Las Vegas, Berlim, Xangai entre outros, o museu se especializa em estátuas de cera de pessoas famosas. E suas estátuas são reconhecidas no mundo inteiro como as mais detalhadas. Basta ver as fotos espalhadas ao longo desse artigo para ver que os caras não brincam em serviço.

A única reunião possível dos Beatles nesse mundo.

Tudo começou há mais de 200 anos, depois que a jovem Marie Tussaud (nascida Anna Maria Grosholtz) aprendeu a arte de modelar em cera com um médico, cuja coleção de estátuas de cera viria a herdar posteriormente, e junto com as suas próprias, usaria para abrir seu museu em Baker Street, Londres. Especializado em retratar figuras notórias, o museu se tornou um grande sucesso, que se mantém até hoje, e apesar de certas figuras terem sido destruídas na II Guerra Mundial, algumas das criações originais de Madame Tussaud estão preservadas até hoje, e as mais atuais são criadas por um grupo de habilidosos artesões.

Não, é sério… não é a capa da Newsweek. É realmente uma estátua…

Primeiramente, é moldado um “esqueleto” da estátua, de ferro, que vai sustentá-la. Depois, ele é envolvido por camadas de cera, que serão moldadas por cima. Paralelamente, são preparados olhos, mãos, dentes e cabelo, além da cabeça, é claro, todos utilizando os materiais mais modernos disponíveis no mercado, para conferir mais realismo. O cabelo, por exemplo, é sempre cabelo real, doado para o museu! Além disso, sempre que possível, os escultores se sentam com as celebridades retratadas, para pegar sugestões, críticas e eventualmente fazer alguma modificação.

O diferencial do museu é que as estátuas não ficam atrás de cordões de isolamento, vidro ou câmaras especiais. Elas estão ao alcance do público, que podem até mesmo tirar fotos abraçados com sua celebridade (de cera) favorita.

O museu se destaca também pela “Chamber of Horrors (Câmara dos Horrores)”, onde acontece um show de terror que quem já viu, afirma ser realmente de dar medo, com direito a figuras de notórios assassinos!

Ao captar a feiúra de Ronaldinho Gaúcho, os escultores mostram sua habilidade!

Brad e Angelina também entram na dança!

Com as já citadas filiais ao redor do mundo, o museu se destaca com estátuas diferenciadas para cada localidade. Esteja aonde estiver, vale a pena conferir.

Algumas curiosidades:

-A primeira estátua esculpida por Madame Tussaud foi a de Voltaire.

-O processo de criação de de cada estátua leva em média 4 meses, da conversa inicial com a celebridade até a revelação da peça. Cada uma custa em média de 150.000 libras.

-Mais de 500 milhões de pessoas já visitaram os museus de Madame Tussaud, desde que foram abertos. Isso é mais do que a população da América do Norte e Austrália combinadas!

-Entre as peças raras em exposição no museu de Londres, está a guilhotina que decapitou Maria Antonieta!

-Entre os itens deixados pra trás pelos visitantes: uma perna prostética, 123 pares de dentaduras, e até mesmo uma calcinha, que foi deixada no bolso da estátua de Brad Pitt. Mesmo em forma de cera, ele fatura.

Freddie: “No meu bolso, ninguém deixa calcinha!”

-A figura que mais recebe abraços é a de Justin Timberlake.. vai entender!

-A figura feminina que mais ganha beijos é Kylie Minogue.. tanto que a estátua já está em sua quarta “encarnação”.

-A estátua que teve mais versões, é compreensivelmente, a Rainha da Inglaterra. Já passou por 22 versões.

-Em 2008, um jovem decapitou uma estátua de Hitler, o que foi tido como ato de revolta, por ele estar próximo a heróis e figuras proeminentes. Mais tarde, o jovem admitiu que tudo fazia parte de uma aposta que tinha feito com os amigos.

-Na década de 30, a estátua de Hitler também havia sido vandalizada repetidamente, até que em 1936, finalmente, foram colocados guardas para “protegê-lo”.

Michael, imortalizado em dois momentos: as estátuas mais visitadas da atualidade.

Visite o site oficial: http://www.madametussauds.com/

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Suzana permalink
    03/03/2010 11:01 PM

    Realmente é de se tirar o chapéu. Se eles conseguiram fazer a feiura do Ronaldinho Gaucho parecer real… Obama também é ótimo. Tudo muito legal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: