Skip to content

Tron

29/03/2010

Tron – por Lucas Veloso

Esse filme sempre foi um habitué de “sessões da tarde” e afins, e sempre foi prontamente ignorado pela minha pessoa. Na verdade, é engraçado, porque eu ficava curioso com as cenas das motos de luz, mas meu instinto me dizia que o resto do filme seria uma droga. Agora, com a continuação prevista pra esse ano, resolvi tomar coragem e assistir ao original. Adivinha só…

Sim, é uma droga. Nesse caso, fiquei muito decepcionado por estar certo. Havia lido muito sobre o filme, e a revolução que ele realizou nos gráficos gerados por computador, em plenos anos 80. Também havia lido que a trilha sonora era de Wendy Carlos, a mesma pessoa que compôs para Laranja Mecânica. Então, queria mesmo gostar desse filme. Mas não tem jeito: eu nasci depois do filme, então minha ideia de videogame é pelo menos uma geração à frente, e o game mostrado no filme parece mais um Pac-Man ou algo do Atari. As roupas de pano reluzentes, os veículos e cenários, tudo parece muito brega e datado, por mais que eu tentasse entrar no “mindset” da época. E um herói empunhando discos de frisbee como se fossem sabres de luz não faz dele exatamente um cara “durão”. Nota zero também para Jeff Bridges: com a pose de um milionário, ou Hugh Heffner, fazendo e acontecendo, quando na verdade é o “rei dos adolescentes” em um fliperama. Patético.

Pensei ainda se, por todos aqueles avanços e revoluções que o filme promoveu, eu deveria dar uma caneca a mais. Mas não. O filme é isso aí, eu sei que tem seguidores fiéis, e acho que você gostar dele depende do quanto quer “entrar no videogame” por assim dizer, como Flynn fez. Para os que não conseguirem, como eu, deixo pra vocês a única cena de que realmente gosto, a das motos reluzentes. E que venha Tron Legacy, espero que pra tirar o gosto ruim dessa jornada cibertrônica a 1982.

Deixe um comentário

