Skip to content

Edward Mãos de Tesoura

23/05/2010

Edward Mãos de Tesoura – por Lucas Veloso

Tim Burton já tinha feito algumas coisas até esse filme, mas Edward foi seu primeiro filme verdadeiramente autoral. A premissa já desperta curiosidade: Edward é um rapaz criado por um velho inventor num castelo nas montanhas. Depois da morte do inventor, que o deixou incompleto, ele é descoberto pela vendedora de Avon Peggy, e é levado para a casa dela, nos subúrbios. E aí começa a saga de adaptação desse inusitado personagem no coração dos E.U.A., quando ele usará suas mãos de tesoura para jardinagem e salão de beleza, mas ao mesmo tempo, entrará em contato com o egoísmo e a ignorância das pessoas “normais”.

Johnny Depp está magistral no papel, ouso dizer que é sua melhor atuação (e conhecendo a filmografia dele, não é fácil fazer essa afirmação!). Ele expressa perfeitamente a ingenuidade, a insegurança e a vulnerabilidade de Edward, mesmo debaixo de pesada maquiagem e um penteado à La Robert Smith, do The Cure. Winona Ryder, loiríssima, surpreendentemente segura a onda como Kim, filha da família que adota Edward. A química entre os dois é muito boa. O elenco coadjuvante também é excelente, com Alan Arkin, Diane Wiest, e até mesmo o ícone do terror Vincent Price, no papel do inventor.

Como se tornou marca de Tim Burton, o desenho de produção, com o castelo, os subúrbios e as esculturas de Edward (tanto em grama quanto em gelo) são excepcionais. Danny Elfman também arrasa, com uma trilha sonora belíssima, com corais tétricos e/ou emotivos. São todos esses aspectos que convergem para tornar esse filme singular, com sua estória de inadequação, romance, drama e comédia. É fantástico que, querendo homenagear os contos-de-fadas, Burton acabou criando o seu próprio. Que, tomara, vai durar por várias gerações.

EDWARD MÃOS DE TESOURA LEVA A NOSSA “GOLDEN MUG” POR EXCELÊNCIA!


Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: