Skip to content

Uma Vida Iluminada

31/05/2010

Uma Vida Iluminada – por Lucas Veloso

Filme sobre um jovem colecionador que vai para a Ucrânia aprender mais sobre uma mulher que salvou seu avô na guerra. Lá ele encontra um curioso guia, seu avô e cão. Daí começa a aventura para encontrar a tal mulher.

Filme interessante, trazendo Elijah Wood de volta a seus papéis introspectivos e contemplativos. O óculos fundo de garrafa que aumenta seus olhos é a grande sacada do personagem, transformando-o numa figura visualmente cômica. O guia também é engraçado, junto com toda sua família. O filme acerta ao explorar os pequenos detalhes que podem criar choques culturais imensos entre as pessoas, sempre com bom humor. Só no final que o filme altera a fórmula drama/comédia, concentrando-se mais no drama. Não é um defeito, pois é a natureza que a história seguiu, mas eu estava gostando mais da parte cômica. Seja como for, um bom e simpático filme.

Uma Vida Iluminada – por Pedro Sampaio

Com certeza a melhor atuação de Elijah Wood até hoje. Não que ela seja extraordinária, mas como ele nunca foi grande coisa mesmo…

O filme conta com uma sensibilidade incrível a história de um colecionador (obviamente obssessivo-compulsivo) e uma busca ao passado. A fotografia do filme é linda, as atuações todas muito boas e todos os personagens interessantes e atraentes (nenhum enfatigante como costuma aparecer). O filme rende boas risadas e também consegue comover sem forçar nada. Um roteiro um tanto alternativo que contaria uma história teoricamenmte de difícil identificação com o público mas que, talvez por competência do diretor, consegue mostrar-nos a sensibilidade da história e cada personagem.

O personagem de Wood é tratado com extremo carinho pelo roteiro, nunca estereotipando-o nem colocando o fato de ser um ávido colecionador como algo constrangedor ou que o atrapalhasse. Não chega a julgar o personagem o que é MUITO louvável e pelo contrário, nos faz pensar na razão dele próprio e como ele talvez se conheça bem mais que todos nós.Um filme maravilhoso, com uma dose certa de humor e instrospecção. Recomendado.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: