Skip to content

Easy Ryder

26/07/2010

Easy Ryder (ou “Sem Destino”) – por Lucas Veloso

Um filme seminal dos anos 60, estrelado por Peter Fonda e o recém-falecido Dennis Hopper, é um filme sobre motos, drogas e rock n´roll, mas é um pouco mais do que isso também. Wyatt e Billy são dois motociclistas de “espírito livre”, que, depois de uma bem-sucedida transação de drogas, resolvem cruzar as estradas dos E.U.A para irem até o festival de Mardi Gras, em New Orleans. No caminho, encontrarão caronas, mulheres, preconceito, e a sensação de que ser “livre” na América dos anos 60 pode ser um pouco mais difícil do que imaginaram.

A primeira coisa a se notar nesse filme é o quão bem-feito ele é, considerando que começou como uma produção independente. Hopper dirige, e consegue interpretações boas tanto de amadores quanto de atores consagrados (Jack Nicholson surge insano como sempre, e dessa vez, com sotaque sulista). O filme é todo dinâmico e descolado, e simplesmente adoro os cortes rápidos entre uma cena e outra, fazendo a transição entre elas. Zooms exagerados também contribuem para essa estética meio psicodélica. A trilha sonora, que já começa com um “Born to be Wild”, dispensa comentários.

Sendo um “careta”, não me identifico com a questão das drogas, e quando o filme começa a ficar muito viajante, admito que minha atenção também já viajou para longe dali. Mas seja como for, não posso evitar de simpatizar com esses dois motoqueiros. Drogas à parte, esses são caras que sabem apreciar o que seu país tem de melhor: admirar uma bela paisagem, nadar nos rios, e isso incomoda seus detratores, que estão imbuídos demais no preconceito imbecil para fazer o mesmo. Um filme feito à moda antiga, mas com questões relevantes até hoje. Recomendo.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Leo permalink
    26/07/2010 2:38 PM

    Acabei de rever esse filme também.:P

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: