Skip to content

ESPECIAL Sexta-Feira 13

13/08/2010

FELIZ SEXTA-FEIRA 13!!! E não podíamos perder a oportunidade de falar da série de terror mais duradoura da história do cinema, e de seu carismático (?) personagem principal, Jason Voorhees! Então, preparem seus facões, e vamos lá… por Lucas Veloso.

Sexta-Feira 13

Tudo começa no acampamento Crystal Lake, onde as crianças vão para acampar e se divertir, e os monitores estão mais interessados em escapar para o meio do mato para outro tipo de atividade. Isso até que um misterioso assassino começa a matá-los um a um. O maior crédito desse filme foi ter iniciado a franquia, e para mim, foi só isso. Essa primeira parte é bem sonolenta, e não prendeu mesmo minha atenção. Destaque para a aparição de Kevin Bacon, antes de ficar famoso, e é isso. A propósito (Spoilers à frente, galera… esses filmes já têm mais de 20 anos, por favor, né?), o assassino favorito de todos, Jason, mal aparece nesse filme. O destaque é sua mãe assassina, fazendo referência à Psicose. Putz, é realmente ruim de doer. Me admira que tenham permitido fazer uma continuação!

Sexta-Feira 13 Parte II 

Aqui, a coisa começa a melhorar um pouquinho (na medida do possível). Jason já assume o comando dos assassinatos, ainda sem sua máscara de hockey, e sim com um saco de pano na cabeça com um buraco pro olho (!?). Ainda não punha respeito… a “estória” é praticamente a mesma do primeiro: jovens monitores imbecis não aprendem a lição com os primeiros assassinatos em Crystal Lake e tentam reabrir o acampamento. Um doce pra quem adivinhar o que acontece. O legal aqui é que as mortes são mais criativas, e alguns personagens até são um pouco mais profundos que um pires. Até dá pra simpatizar com alguns deles, uma raridade no gênero terror adolescente. Vale mencionar a sinistra música-tema de Harry Manfredini, com seus violinos esquizofrênicos e suas variações ao longo do filme. Aproveito para confessar o arrependimento de não ter assistido a esses filmes quando criança, quando realmente meteriam medo. Vendo quando adolescente, muito do terror se foi, e o velho Jason, embora “cool”, era também muito engraçado.

Sexta-Feira 13 Parte III 

A terceira parte se inicia quase que imediatamente após o segundo filme, com uma turma de garotos indo para Crystal Lake (fala sério!?), onde a jovem Chris confrontará um trauma. Mais mortes, mais Jason (dessa vez, ele descola a máscara! Aeee, finalmente!), e a série começa a mostrar sinais de cansaço, e efeitos muito ruins. Minha namorada, por exemplo, adora quando os olhos de uma das vítimas pula pra fora, e dá pra ver as molas nas órbitas, denunciando o bonecão. Verdadeiramente medonho! Os produtores tentaram disfarçar esse lixo todo filmando em 3D, na época esquecido. Hoje em dia, assistindo em video (em 2D), ainda dá pra ver os momentos em que o efeito deveria entrar, com lâminas vindo na direção da tela, mas seja como for, não acho que salvou o filme de ser uma bomba, na época.

Sexta-Feira 13 – Parte IV – Capítulo Final

Hah! Não deixe o subtítulo te enganar… essa série estava looonge de acabar. Embora na época, esse fosse o plano. Jason até parece que morre mesmo dessa vez. Somos apresentados ao garotinho Tommy Jarvis (Corey Feldman), cuja vida será atormentada por Jason nos próximos dois filmes. Até então, esse havia sido o filme com mais mortes, todas bem-elaboradas. Creio que a ideia era mesmo fechar com chave de ouro (manchada de sangue).

Sexta-Feira 13 – Parte V – Um Novo Começo

Ahá! Viu? “Um novo começo”, né? Tá certo… bom, vou poupar o tempo de vocês: JASON NÃO ESTÁ NESSE FILME! O que temos é um picareta que assume a identidade do maníaco mascarado pra matar mais uns adolescentes (dessa vez, pacientes de um hospício). Assista se tiver muita vontade ou se for muito fã da série, nada de novo ou digno aqui.

Sexta-Feira 13 – Parte VI – Jason Vive

OK, aqui os produtores finalmente se deram conta de que Jason, com suas milhares de mortes e ressurreições, já tinha virado piada e… se aproveitaram da situação! O filme se desenvolve mais como uma paródia, e surpreendentemente, acaba se tornando o exemplar mais eficiente da série, com um número altíssimo de mortes, uma mais criativa do que a outra. E o personagem Tommy Jarvis, interpretado por um ator diferente a cada vez que apareceu, finalmente parece conseguir sossego do assassino mascarado. Ele seria um dos poucos felizardos a fazê-lo…

Sexta-Feira 13 – Parte VII – A Matança Continua

Jason dessa vez confronta uma jovem com poderes telecinéticos (não, é sério!) ao melhor estilo “Carrie”. A série já estava atirando pra todo lado, sem saber direito o que fazer. Jason, com seu esqueleto quase todo exposto, já estava mais para um zumbi, e poderes paranormais não combinam em nada com o resto da série. Mas enfim…

Sexta-Feira 13 – Parte VIII – Jason Ataca em Nova York

Sim, crianças.. é isso mesmo: Jason em NY. Continue conosco, e verão que essa não foi a ideia mais bizarra da série. Na verdade, ficou bem legal! O maior problema desse filme é justamente que o barco com adolescentes-vítimas só chega à “grande maçã” na parte final do filme, quando seria muito mais legal ter o filme todo passado lá. Seja como for, quando chega à cidade, Jason barbariza. Fica matutando em frente a um outdoor que mostra uma máscara de hockey e depois decapita um sujeito com um soco. Nota-se que, em 8 filmes, o fator tosqueira ainda se mantinha forte.

Sexta-Feira 13 – Parte IX – Jason Vai Para o Inferno

Eu tenho até vergonha de dizer, mas.. Jason se torna uma espécie de “cobra-demônio” e pula de corpo em corpo, possuindo-os para matar outras pessoas. Eu… eu vou me sentar ali no canto um pouco. Tomar um ar fresco. Sim, isso mesmo.

Sexta-Feira 13 – Parte X (ou “Jason X”)

OK, esse é oficialmente o fundo do poço. Está pronto? JASON NO ESPAÇO. NO… ES-PA-ÇO. A pessoa que autorizou esse filme só poderia estar sofrendo de lepra mental. Vejam como foi minha jornada com esse filme, em três momentos: 1 – “O quê? Só pode ser piada! Que isso!” 2 – “Hmm.. é bizarro demais pra se perder. Tenho que ver. Estou indo ao cinema.” 3 – “Isso NÃO está acontecendo!!! Quero minha sanidade de volta!” O pior é que se tivessem mantido o clima de paródia da parte VI, por exemplo, havia uma remota, bem remota chance de ter sido pelo menos algo aceitável. Mas não é. Um dos piores filmes já feitos. Eu acredito que qualquer filme por pior que seja, merece pelo menos uma caneca, pois ter sido feito já é pelo menos uma conquista. Mas a minha vontade era dar zero canecas.

Sexta-Feira 13

Aí, quando qualquer dignidade já tinha sido espremida do pobre Jason, eis que vem o reboot da série. Na era de “Batman Begins”, “007 Begins”, “Star Trek Begins”, por que não um “Jason Begins”? Como a maioria dos filmes hoje em dia, esse Jason é totalmente dark, fotografia descolada, trilha sonora ídem, o que ecoa os novos filmes de terror (Jogos Mortais, Albergue). Já a estória não mudou uma vírgula: um bando de jovens idiotas vai mexer com o que não devem no campo Crystal Lake e acabam encontrando suas mortes nas mãos de Jason. Que, por sinal, se torna um personagem mais interessante, porque agora ele corre, cria armadilhas, estratégias… exibe trejeitos de um verdadeiro caçador. Mas fora isso, é a mesma coisa de sempre, a correria, os jovens promíscuos e burros… as mortes estão mais realistas e por isso, acabam sendo um pouco fraquinhas, menos gráficas. Fora que, na vontade de homenagear a série antiga, eles copiam algumas cenas, e se terror já é um gênero previsível, para um veterano de filmes do Jason como eu, foi fácil adivinhar o que vinha a seguir. Mas tudo bem, porque esse filme não é para mim. Ele é para que a galera com 14, 15 anos sinta o mesmo que eu senti quando via um filme do Jason nessa idade. E nisso, creio, o filme será bem sucedido.

MAIS JASON (EM INGLÊS):

FRIDAY THE 13TH THE WEBSITE

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: