Skip to content

Quase Famosos

01/02/2011

Quase Famosos – por Lucas Veloso

O jovem William Miller, um rapaz bonzinho, super-protegido pela mãezona, e herdeiro de uma pilha de LPs da irmã doidona, está prestes a conseguir o emprego dos sonhos de qualquer adolescente fã de música: ele vai acompanhar uma banda de rock de verdade, e escrever sobre eles para a Rolling Stone. Um filme singular, que é parte autobiográfico (o diretor Cameron Crowe realmente trabalhou em sua juventude na revista), parte ficcional (os personagens tiveram seus nomes mudados, e muitas situações foram condensadas).

Já houveram muitos filmes sobre rock, e mais ainda sobre os bastidores da música, mas o que torna esse filme tão especial é William (Patrick Fugit): é impagável ver o mundo do rock n´roll pelos olhos inocentes de um rapaz bobão, e ao mesmo tempo vê-lo amadurecer e ficar esperto diante das experiências malucas de um mundo que não segue a lógica, e tampouco o bom-senso. E como Crowe é um diretor que traz grande emoção para seus filmes (vide Jerry Maguire), ele sempre acaba preterindo o sexo ou as drogas se há um momento mais singelo, mais emocional para ser mostrado. Nisso, ele é ajudado pelo competente elenco, todos comprando a ideia do “filme de rock com coração” de Crowe. Billy Crudup está muito bem como o rockstar Russell Hammond. Kate Hudson, no seu papel-revelação, é a groupie Penny Lane, que transita entre o romântico e o profano. Jason Lee, insano como sempre, é o guitarrista Jeff Bebe, revivendo a clássica rivalidade do mundo do rock, frontman X guitarrista, ego X talento. Frances McDormand, de quem eu não gosto muito, usa sua chatice para um bem maior como a mãe zelosa e sem papas na língua. Está muito bem. Ainda há espaço para participações especiais de Philip Seymour Hoffman, Anna Paquin e Zooey Deschanel.

Qualquer lista de “melhores filmes de rock” está incompleta sem esse filme. Mas por outro lado, qualquer lista de comédias imperdíveis também está. Obrigatório!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: