Skip to content

Bravura Indômita

13/02/2011

Bravura Indômita – por Lucas Veloso

E aqueles malucos dos irmãos Coen conseguiram mais uma vez! Nesse improvável projeto, uma refilmagem cômica de filme do John Wayne, o federal veterano Rooster Cogburn (Jeff Bridges) é procurado pela jovem e decidida Mattie Ross (Hailee Steinfeld), que quer que ele cace o assassino de seu pai. No caminho, vão encontrar um pomposo Texas Ranger (Matt Damon) e mais um monte de figuras estranhas.

Jeff Bridges chuta o balde e entrega uma de suas melhores atuações, no papel do calejado oficial Cogburn, que, turrão e alcóolatra, pode ficar tagarelando por horas sobre coisas sem importância, mas na hora que o bicho pega, é um hábil pistoleiro que você gostaria de ter ao seu lado num tiroteio. A novata Hailee, apesar da pouca idade, também entrega uma atuação impecável, no excelente papel de Mattie. De fazer inveja a veteranos. Matt Damon, embora inicialmente pareça fazer um papel simples, tem suas capacidades dramáticas testadas ao ter que fazer um homem com sotaque texano e com a língua machucada! Outro destaque são os diálogos: não apenas bons, mas altamente rebuscados e inteligentes, em contraste total com a rispidez do Velho Oeste. Aliás, o filme é feito de contrastes: em um momento, é um western ao pé da letra, com tudo o que se espera do gênero: tiros, bandidos de dentes feios, paisagens áridas… em outro momento, é uma comédia de fazer chorar de rir. E o interessante é que os dois “gêneros” se unem de forma totalmente coesa, sem nunca um interferir no outro de forma prejudicial.

O resultado é que, com todas essas peculiaridades, esse acaba sendo um dos melhores westerns que já vi, e serve de testemunho ao talento dos irmãos Coen, e sua habilidade em dirigir seu elenco.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: