Pular para o conteúdo

Os 12 Macacos

23/02/2011

Os 12 Macacos – por Lucas Veloso

Uma imaginativa ficção científica dirigida por Terry Gilliam. No ano 2035, a humanidade vive no subterrâneo, depois que um virus erradicou mais de 5 bilhões de pessoas. Um grupo de cientistas manda “voluntários” à superfície para coletar amostras biológicas, mas sua verdadeira tarefa é enviar pessoas ao passado, não na tentativa de mudar o futuro, mas para tentar conseguir uma amostra do virus inadulterado e com isso, produzir uma cura, para que a humanidade possa voltar à superfície novamente.

Bruce Willis é James Cole, um desses voluntários, e durante o confuso processo de viagem no tempo (em um momento, ele vai parar 6 anos antes do combinado. Depois, após dar uma “passadinha” na I Guerra Mundial, finalmente cai no ano em que deveria ir), Cole terá que convencer a psiquiatra Kathryn (Madeleine Stowe) de que não é louco, e que um holocausto viral vai ocorrer. O roteiro é muito bom, complexo, mas não inacessível. Filme para exercitar a cuca, mesmo. Bruce Willis, Madeleine Stowe e Brad Pitt (no papel mais maluco de sua carreira) estão muito bem, ninguém quer fazer feio no filme do ex-Monty Python Terry Gilliam. O desenho de produção é fantástico, desde o futuro, onde é criado um mundo desolado e cinza, dominado por animais, passando pelo subterrâneo, um pesadelo tecnológico sujo, e mesmo quando é mostrado o passado (nosso presente), as coisas não parecem exatamente em seu lugar, tudo muito sujo e confuso, com bastante poluição visual (vide o esconderijo dos 12 Macacos).

Se você é fã de boa ficção científica, e ainda não conhece esse filme, retifique esse erro o mais rápido possível. O bom cinema agradece.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Ricardo Vargas permalink
    09/06/2011 8:38 PM

    Excelente filme. Uma grande visão de futuro e com toda complexidade que o tema traz. Nota 10!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: