Skip to content

ESPECIAL Carga Explosiva

01/02/2012

Hoje, damos uma olhada na franquia que consolidou Jason Statham como astro de ação: CARGA EXPLOSIVA! Por Lucas Veloso.

Carga Explosiva

Por muito tempo, fiquei receoso em conferir esses filmes. Já tinha visto “Adrenalina”, com o mesmo Statham, e fiquei com uma raiva mortal daquele filme imbecil. Mas depois de vê-lo em “Os Mercenários“, e relembrar da boa performance do carecão em “Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes”, resolvi dar uma chance, ainda mais porque muita gente dizia que o filme era bem divertido. E não é que é mesmo? Statham é o motorista profissional Frank Martin, baseado na França, e um pouco diferente dos “Jarbas” da vida. Ele transporta o que quer que você precise, de um ponto A a um ponto B, sem fazer perguntas. Claro que, nessa linha de serviço, é natural que ele acabe se envolvendo com uns tipos suspeitos. Mas tudo bem, porque Frank é um ex-oficial das Forças Especiais, que sabe se virar muito bem numa briga ou tiroteio. A coisa complica num dia em que uma de suas cargas começa a se mover, e ele descobre que está transportando uma moça chinesa. Além disso, seu carro é destruído por uma bomba, e Frank rapidamente se liga que armaram pra cima dele. E enquanto vai atrás dos suspeitos, ele terá também que evadir um curioso inspetor francês que está na sua cola. Bom, com produção de Luc Besson, e direção conjunta de Louis Leterrier e Corey Yuen, todos sujeitos muito visuais e virtuosos, não é surpresa que o filme seja muito dinâmico e esteticamente impecável, além de competente nas cenas de ação. É o melhor do cinema europeu encontrando o melhor do cinema asiático. No final, é sim uma sessão da tarde, produto descartável, mas da melhor qualidade.

Carga Explosiva 2

Nessa parte 2, Frank está trabalhando nos E.U.A como motorista de uma família influente, e não demora muito para que o filho seja sequestrado, a suspeita caindo sobre o chofer, claro. Mas Frank resolve ir atrás do menino, apenas para encontrar um bando de terroristas malucos e seu plano de liberar um vírus. Sim, a coisa fica ainda mais maluca nessa continuação, e consequentemente, mais divertida. Eu ri alto de algumas cenas, tamanho o grau de absurdo. Mas é feito de forma tão integral ao resto do filme, que não foi difícil aceitar o ridículo, já que tudo parece situado numa história em quadrinhos, com personagens e situações coloridos e teatrais. O inspetor francês Tarconi retorna, dessa vez como amigo de Frank, e ajuda a livrar o companheiro também. Como no anterior, as cenas de ação (carro e lutas) são extremamente bem orquestradas, mostrando maestria e coordenação da dobradinha Leterrier/Yuen na direção.

Carga Explosiva 3

E na parte 3, Frank, de volta à França, recebe a incumbência de transportar a jovem Valentina, filha de um político ucraniano. Ela foi sequestrada para forçar o pai a fazer negócios com uma companhia irresponsável. Frank entra na dança também, pois tanto ele quanto Valentina possuem braceletes que explodirão caso eles se afastem muito do carro. Não demora muito para que o proativo motorista tente mudar a situação. Nessa continuação, o diretor é Olivier Megaton (que nome é esse!?), que faz bem seu dever de casa e entrega um filme que, com explosões e perseguições, se adequa facilmente à cartilha da série “Carga Explosiva”. Em uma determinada cena, eles até brincam com o boato de que o personagem de Statham seria gay. Seja como for, não brilha tanto quanto os dois primeiros, que convenhamos, embora divertidos, já eram filmes de ação apenas medianos. Não sei se Statham ainda revisita esse personagem, com sua carreira decolando cada vez mais, mas Frank Martin é um personagem carismático e relevante, mesmo quando não aproveitam seu potencial, como é o caso aqui. Mas seria legal vê-lo de novo.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: